O banho é um hábito de higiene que todos devemos praticar, mas é ainda de bebê que aprendemos ter o prazer no banho, seja pelo relaxamento que proporciona ou pelo simples fato de estarmos limpos. Sempre que temos alguma dor ou desconforto, por diversas situações o banho é terapêutico, por exemplo, nos recém-nascidos com cólicas, onde deixar a barriguinha submersa em água morna acalma a dor e relaxa o bebê.

Os bebês podem tomar banho na banheira tradicional, no balde e também no chuveiro no colo dos pais. Podemos dar vários banhos ao dia, sendo o ideal ao menos um banho ao dia.

Os benefícios do banho de balde são que podemos deixar o bebê mais submersos e mais encolhidos do que em banheiras comum, assemelhando-se mais com o útero materno e por isso estranhando e assustando menos. Podemos dar banho no balde desde recém-nascido até a criança ficar confortável dentro do balde, que ocorre geralmente até 4 a 6 meses. Devemos tomar o cuidado em segurar os bebês com as duas mãos sob o queixo deles e deixarmos o balde sob uma superfície plana e segura para não ser surpreendidos com nada uma vez que estaremos com as duas mãos ocupadas.

Quando oriento o banho de banheira, solicito que iniciem com o recém-nascido ainda virado para a água, com a barriga dentro da água, pois sentem menos desconforto e assustam menos, sendo então mais tranquilizador e relaxante. Conforme vão crescendo podemos coloca-

Como é difícil a arte de sermos pais !

Para a grande maioria dos desafios na vida somos capacitados a superá-los, porém a arte de criarmos os filhos nem sempre temos essa capacitação, até mesmo porque muitas vezes, nossos ancestrais também não o tiveram .

Buscando sempre o melhor para os filhos e nem sempre o mais fácil, queremos que desenvolvam habilidades ao longo da vida com o intuito de se tornarem adultos bem-sucedidos (cidadãos felizes e contribuintes para o bem de sua comunidade).

A educação dos filhos é opcional aos pais . Educam aqueles que se dedicam sendo persistentes e perseverantes . Hoje em dia todos trabalhamos muito e o tempo parece ser escasso para tantos afazeres , mas não podemos deixar para depois a educação dos nossos filhos . É extremamente necessário nos conectarmos à família!

Os comportamentos inadequados provém na sua maioria das vezes de crianças que não se sentem conectadas á sua comunidade, família e escola , pois  somos todos  “programados” desde o nascimento para estabelecermos conexões com os outros.

O grande desafio é: como podemos agir de maneira efetiva e respeitosa ao mesmo tempo?

Considerada um meio-termo entre a forma rígida e a permissiva de educar, a proposta da disciplina positiva defende a liberdade com ordem — os pais dão limites aos filhos, porém, sempre que possível, com opções de escolhas — que demon…

Febre Amarela !

Doença grave transmitida pela picada de insetos contaminados  , portanto , abusem de repelentes e mosquiteiros !

A melhor prevenção é a vacina … importante nos bebês acima de 6 meses  … os efeitos colaterais são dores de cabeça , dores musculares e febre …  Já consideramos imunes  após dez dias da vacina.

Cuidando dos criadouros de mosquitos ajudamos a prevenção de diversas doenças !!!

Erradiquemos os mosquitos 😉

 …